Literatura Infantil

20/06/2014 10:46

 

 

 

 

Tempo de Criança.

 

Momentos alegres,

Descontraídos e ingênuo.

Tempo que não volta mais,

Ficou no passado,

Lembrança  gostosa.

A meiguice e a vivacidade,

Prevalecia em todos os momentos.

Não existiam brincadeiras de mau gosto,

Nem bullying  e nem discriminações.

Só existia pureza  e  felicidade.

 

                                 Ilma Alves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tico Tico

Tico Tico

Não gosta de desperdício.

Tico Tico

É muito limpinho.

Tico Tico

Pensa na natureza.

Tico Tico

Não gosta de sujeira.

Tico Tico

É um passarinho Feliz.

 

Ilma Alves

 

 

 

 

Mamãezinha

Mamãezinha  é como uma flor,

Está sempre bela.

Fica murcha quando está triste,

Linda e radiante quando está feliz.

 

Eu amo a minha Mamãezinha,

Não me esqueço dela um só segundo.

Está sempre em meu coração

E é tamanha a minha gratidão.

 

Preocupa sempre se estou bem e feliz,

Faz comidinhas gostosas e cuida sempre de mim.

Fica brava quando faço bagunças,

Me  auxilia nas tarefas da escola,

Canta para eu dormir.

 

Ilma Alves

 

 

 

 

Minha cachorrinha Belinha

Cachorrinha Belinha,

Toda engraçadinha,

É fofinha como uma bolinha.

Corre, corre quando está alegre,

Late, late quando está com fome,

Pula, Pula em minhas  pernas

e abana o rabinho pedindo colinho.

Come, come sua comidinha.

Bebe, bebe sua aguinha e

Vai para sua casinha.

Fica satisfeita depois do soninho,

Espreguiça como uma gatinha,

Fica brava quando vê algo estranho,

Late, late sem parar,

Mas acalma, quando perde o medo.

Corre, corre até cansar.

 

Ilma Alves

 

 

 

 

 

 Felisberto

Felisberto  joga lixo no chão,

Não preocupa com os  outros não,

Está sempre sem atenção.

Joga papel e lata pela janela,

 Acumula  lixo, trazendo insetos e doenças,

Causando grandes problemas,

Principalmente para o ecossistema.

Ele não se preocupa com a natureza,

Causando sempre  tristeza.

Não vê que provoca enchentes,

Entupindo os bueiros,

Ele é muito insensato,

Não se preocupa com o mato,

Despeja lixo trazendo ratos.

Felisberto não gosta de limpeza,

Provoca a natureza com a sua sujeira.

 

 

Ilma Alves

 

 

 

Festa Junina

Menina do vestida de chita,

Dança, dança com o caipira.

Come, come  pipoca, paçoquinha,

 Pamonha  e  cajuzinho.

Fica envergonhada quando

leva uma cantada.

Suas tranças se desfazem com avidez

Ela balança  saia disfarçando a timidez.

O cavalheiro conduz a dama para dançar a quadrilha,

Há também  queima de fogos,  

Lançam balões, pula fogueira,

Bebe quentão para comemorar São João.

 

Ilma  Alves

 

 

 

 

Copa do Mundo

Bola que rola,

Brasileiros ofegantes, entusiasmados

Em busca de um gol.

 

Bola que rola,

Os  povos  esquecem as tragédias,

Enchentes, fome e a seca.

 

Bola que rola,

Um evento para  ricos

E não para os populares.

 

Bola que rola,

Torcidas unidas em busca

De um gol.

 

Bola que rola,

Muitos  não pensam por um momento

Na violência, nos protestos,

Nas  greves dos transportes.

 

Bola que rola,

Brasileiros unidos

A um só objetivo,

Sonhar  em ser Feliz.

 

Bola que rola,

Por um Brasil democrático,

Sem preconceitos  e corrupção.

 

Bola que rola,

Todos por uma nação

Justa e humanitária.

 

Bola que rola,

Toda gente unida

Em busca de um gol.

 

Ilma Alves.

 

 

 

 

Boneca de Pano

Boneca de pano

Desengonçada como ela só,

Mas mesmo assim eu gosto dela

Porque foi feita pela minha avó.

 

Tem olhos arregalados,

Boca grande e nariz entortado.

Ela se chama Frozina,

E tem a perna fina.

 

Usa vestido de fita.

É toda engraçadinha

E  é  mole com uma gelatina,

Eu gosto da minha Frozina.

 

Ilma Alves

 

 

 

 

Macaco Pidão

Macaco Pidão,

É forte como um Pilão,

Está sempre com fome

E gosta de diversão.

 

Macaco Pidão,

Faz mágica com as mãos.

Fica feliz quando solta  pipa,

E não se cansa não.

 

Macaco Pidão

Não gosta de tomar banho,

Pula de galho em galho,

E canta uma canção.

 

Macaco Pidão

Está sempre feliz.

Gosta ajudar os amigos,

Adora comer  bananas.

 

Macacão Pidão

É companheiro,

Gosta de brincar de pega pega,

Ele é um amigo legalzão.

 

Ilma  Alves